PUBLICIDADE

Mundo

Morre partigiano mais condecorado da Itália

Mario Fiorentini tinha 103 anos e terá funeral no Campidoglio

9 ago 2022 - 17h24
(atualizado às 17h30)
Compartilhar
Exibir comentários

Morreu nesta terça-feira (9), aos 103 anos, Mario Fiorentini, o "partigiano" mais condecorado da Itália, informou a Associação Nacional dos Partisans Italianos (Anpi) de Roma.

Mario Fiorentino faleceu aos 103 anos de idade
Mario Fiorentino faleceu aos 103 anos de idade
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

"Com grande dor, informamos que nos deixou um grande homem, um grande amigo, um grande exemplo. O homem que comandou o Grupo de Ação Patriótica 'Antonio Gramsci', que operou no centro de Roma, e que durante os nove meses de ocupação nazista da capital embaralhou, com as suas companheiras e companheiros, três batalhões inimigos em pleno centro à luz do dia", diz ainda o comunicado.

Segundo a Anpi de Roma, a atuação de Fiorentini durante esse período "conquistou a admiração do mundo tanto pelo combatente italiano como pela Resistência Antifascista Italiana".

Fiorentini, que foi preso pelos nazifascistas, conseguiu fugir por quatro vezes dos presídios e, depois da libertação de Roma, recebeu suas primeiras condecorações dos aliados.

Quando a Itália foi finalmente libertada, o cientista "autodidata" foi professor em diversas escolas da periferia de Roma e também atuou em universidades, dando aulas "inovadoras" de matemática e geometria.

"Ele sempre esteve ao lado da sua Lucia, a valorosa partigiana que foi sua esposa e que conheceu durante o período de resistência - permanecendo sua esposa o resto de sua vida. À filha Claudia e ao neto Suriel, que estiveram ao seu lado até o fim dando serenidade, vai o nosso mais afetuoso abraço", acrescentou a Anpi.

Por conta da importância de Fiorentini, o funeral será realizado na Sala da Protomoteca no Campidoglio, sede do poder da cidade de Roma, nesta quarta-feira (10) das 11h às 19h (hora local). .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade