Milhares de pessoas se reúnem em Zagreb para show de cantor nacionalista croata
Dezenas de milhares de pessoas se reuniram em Zagreb neste sábado para assistir a um show do polêmico cantor de rock nacionalista croata Marko Perkovic Thompson, que estava sendo anunciado como o maior show pago do mundo.
A polícia disse que mais de 450.000 ingressos tiveram vendas líquidas para o show no Hipódromo de Zagreb. A maioria das ruas do centro da cidade de Zagreb foi fechada para o tráfego e cerca de 6.523 policiais foram mobilizados.
Thompson, que teve seus shows proibidos em vários países europeus, incluindo Holanda, Suíça e Bósnia, é acusado pelos críticos de flertar com a ideologia e a iconografia do governo Ustashe da Croácia, apoiado pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial.
O cantor, cujo apelido vem da submetralhadora Thompson dos Estados Unidos e que ganhou popularidade na década de 1990 durante e após a guerra que se seguiu à dissolução da Iugoslávia, rejeita as acusações de que suas músicas glorificam o Estado apoiado pelos nazistas.
Os historiadores dizem que o Ustashe perseguiu e assassinou sistematicamente judeus, sérvios e ciganos entre 1941 e 1945.
Thompson já disse anteriormente que suas músicas representam simplesmente o amor a Deus, à família, à pátria e ao povo.
Seus fãs, muitos jovens e carregando ou usando bandeiras da Croácia, concordaram.
"Espero que o show seja bom, muito divertido, com muitas pessoas e uma experiência inesquecível", disse Josip Gelenger, frequentador do show.
