Milhares de fiéis celebram papa Leão XIV em missa em Chiclayo
Cerimônia ocorreu em diocese no Peru onde ele serviu
Milhares de fiéis prestaram uma homenagem ao papa Leão XIV, na noite do último sábado (10), durante uma missa em frente à catedral de Chiclayo, no norte do Peru, onde o norte-americano atuou como arcebispo e bispo da diocese.
"A cidade da amizade, a cidade da Eucaristia acompanhou o Santo Padre Leão XIV em sua peregrinação, para que agora ele pudesse reunir e conduzir a Igreja universal de Chiclayo, da América Latina, continente da esperança para o mundo inteiro", declarou o atual bispo da diocese, Edinson Farfan, em uma templo lotado de fiéis.
Robert Francis Prevost, nascido nos Estados Unidos, fez várias estadias longas no país andino, onde obteve a cidadania em 2015.
"Papa amigo, Chiclayo esta contigo", gritaram várias vezes os fiéis, aplaudindo com grande alegria. Cercado por dezenas de sacerdotes, dom Farfan destacou a "proximidade" do Pontífice com os pobres, os mais vulneráveis, os que sofrem, os migrantes, os refugiados.
"É um homem profundamente sensível à justiça social", disse o religioso, convidando-o a retornar como Papa à sua "casa" latino-americana. Leão XIV "ama profundamente Chiclayo, que ele sempre carrega em seu coração e não deixaremos de convidá-lo a nos visitar", acrescentou Farfan.
Segundo o bispo local, "Sua Santidade Leão XIV é um pontífice bem preparado, equilibrado, com capacidade de governar, mas sobretudo com um grande coração, aberto a acolher a todos".
A missa, transmitida em dois telões gigantes, reuniu milhares de pessoas de todos os cantos da vasta diocese em frente à Catedral de Santa Maria totalmente iluminada. Em seu primeiro discurso no Vaticano, na quinta-feira, o pontífice cumprimentou brevemente, em espanhol, sua "amada diocese de Chiclayo".