Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Milão relança projeto que usa relógio contra violência feminina

'Anjo Móvel' utiliza smartwatch para proteger mulheres em risco

25 nov 2025 - 10h12
(atualizado às 11h16)
Compartilhar
Exibir comentários

Por ocasião do "Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher", celebrado nesta terça-feira (25), as autoridades de Milão anunciaram a renovação do projeto "Anjo Móvel", uma iniciativa que utiliza um smartwatch para proteger mulheres em situação de risco.

Mulheres usam relógios para acionar autoridades em caso de violência
Mulheres usam relógios para acionar autoridades em caso de violência
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O programa é fruto da colaboração entre os Carabineiros e a Soroptimist International, e conta com o apoio da Fundação Lottomatica.

O relógio - conectado a um smartphone por meio de um aplicativo dedicado - permite que a vítima envie rapidamente um pedido geolocalizado de socorro, acionando imediatamente as forças de segurança.

Desde o início de 2023, 45 mulheres em Milão e na província vizinha receberam o smartwatch em casos de abuso, perseguição e outras situações de violência. Além de oferecer uma camada extra de proteção, o sistema também disponibiliza informações úteis para investigações.

Durante a apresentação, as autoridades milanesas ressaltaram a necessidade de enfrentar a violência de gênero de forma ampla e coordenada.

O chefe da província de Milão, Claudio Sgaraglia, classificou o problema como um "flagelo social" e defendeu uma abordagem integrada que inclua ações preventivas, apoio financeiro e iniciativas voltadas aos jovens.

Já o promotor Marcello Viola chamou atenção para o aumento da violência doméstica e destacou a expansão recente do gabinete, que passou de 12 para 18 magistrados. Segundo ele, "prevenção, formação e repressão são os três pilares" do combate eficaz à violência contra a mulher.

Por sua vez, o chefe de polícia Bruno Megale lembrou que a violência não é apenas física, mas também verbal e econômica, exigindo um trabalho cultural profundo e contínuo para mudar mentalidades.

No ano passado, a cidade de Roma também anunciou testes com smartwatch para proteger as mulheres de perseguições e violência de gênero. 

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade