Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Manifestantes protestam em Copenhague contra anexação da Groenlândia

Trump ameaça com 'tarifaço' a quem se opuser a seus planos

17 jan 2026 - 11h58
(atualizado às 12h08)
Compartilhar
Exibir comentários

Milhares de pessoas se manifestaram neste sábado (17) em Copenhague, capital da Dinamarca, contra as ameaças do presidente americano, Donald Trump, de anexar a Groenlândia. Para a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, a questão não será resolvida de modo "militar", enquanto o mandatário de Washington ameaça impor tarifas às nações que se opuserem a seus planos.

Protesto em Copenhague sobre a crise na Groenlândia
Protesto em Copenhague sobre a crise na Groenlândia
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Com bandeiras da Groenlândia e da Dinamarca, os participantes formaram um mar vermelho e branco pelas ruas da cidade, entoando o nome da ilha no Ártico em groenlandês: "Kalaallit Nunaat". Eles também levantaram cartazes parodiando o slogan da campanha de Trump, "MAGA" ("Make American Great Again" ou "Faça a América Grande de Novo), com "Make America Go Away" (Faça a América ir Embora.)

"É importante para mim participar, porque isso se trata fundamentalmente do direito do povo groenlandês à autodeterminação. Não podemos nos intimidar por um Estado, por um aliado. É uma questão de direito internacional", disse Kirsten Hjoernholm, 52, funcionária da ONG Action Aid Denmark, durante a manifestação na capital.

Em meio à crescente tensão na Europa, a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, afirmou neste sábado (17) que a presença de reforço militar na ilha pertencente ao Reino da Dinamarca deve ser discutida "dentro do Tratado do Atlântico Norte (Otan)", do qual Washington e Copenhague fazem parte.

Ela não descartou uma presença italiana na ilha, a qual "poderia ser considerada dentro da estrutura da Otan", sem uma "intenção divisiva" em relação a Trump.

"Acredito que a questão é política e será resolvida politicamente, com um maior comprometimento de todos os aliados em uma área que é estratégica para todos, não apenas para os EUA, mas também para a Europa", declarou Meloni.

Ontem Trump ameaçou impor tarifas àqueles que se opuserem aos seus planos de anexar a Groenlândia, que tem governo semiautônomo.

No início da semana, vários membros da Otan, como França, Alemanha, Reino Unido, Noruega e Suécia, enviaram tropas para a ilha ártica, com a premiê dinamarquesa, Mette Frederiksen, declarando que a defesa do território é uma "preocupação compartilhada" por toda a Aliança. 

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade