Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Macron alerta que forçar mudança de regime no Irã seria 'erro'

Líder francês pediu fim imediato de ataques contra civis

17 jun 2025 - 10h35
(atualizado às 11h41)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou na última segunda-feira (16) que tentar mudar o regime do Irã pela força seria um "erro estratégico" e pediu o fim imediato dos ataques contra civis no país persa e em Israel.

Macron durante coletiva de imprensa à margem do G7
Macron durante coletiva de imprensa à margem do G7
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A declaração foi dada durante uma coletiva de imprensa em Kananaskis, nas montanhas rochosas do Canadá, à margem da cúpula do G7, onde Macron alertou contra intervenções militares externas, enfatizando que ações desse tipo falharam consistentemente em garantir estabilidade.

"Todos aqueles que acreditam que bombardeando de fora se pode salvar um país apesar de si mesmo sempre se enganaram", declarou.

O líder francês também condenou veementemente a tensão entre Israel e Irã e destacou ser "absolutamente essencial que todos os ataques realizados por ambos os lados, contra infraestruturas energéticas, administrativas e culturais, e especialmente contra civis, cessem". "Nada os justifica e são absolutamente intoleráveis", disse.

Por fim, Macron enfatizou que seus parceiros europeus estão prontos para participar de negociações sérias sobre a questão nuclear iraniana, se uma trégua for alcançada.

O comunicado do G7 emitido no mesmo dia rotulou o Irã como "a principal fonte de instabilidade e terrorismo na região", em meio às crescentes tensões sobre as atividades nucleares de Teerã.    

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade