Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Lula reitera defesa de soberania e neutralidade do Canal do Panamá

28 jan 2026 - 18h03
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a defender nesta quarta-feira a soberania ‌do Panamá sobre o Canal do ‌Panamá e reiterou a necessidade de manter a neutralidade da passagem marítima.

"Nosso país apoia integralmente a soberania do Panamá ‍sobre o canal", disse Lula em declaração à imprensa ao lado do presidente do Panamá, José Raúl ‌Mulino.

"Defender a neutralidade do ‌canal é defender um comércio internacional justo, equilibrado e baseado em regras multilaterais."

O Canal do Panamá é via marítima artificial que liga o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico. Logo que tomou posse, no ano passado, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou assumir seu controle, alegando que o canal estaria sendo operado pela China.

O canal foi construído pelos EUA no início do século 20 e entregue ‌ao Panamá no final de 1999, após um tratado de 1977.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade