Lula ordena repatriação de brasileiros no Líbano
Primeiro voo de resgate pode decolar no próximo fim de semana
BRASÍLIA, 01 OTT - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ordenou a realização de uma operação de resgate de brasileiros que vivem no Líbano, onde bombardeios de Israel já mataram dois adolescentes nascidos no Brasil.
"A operação, coordenada pelo Itamaraty e pelo Ministério da Defesa, terá a data anunciada nos próximos dias, após análise das condições de segurança para o voo. O planejamento inicial da Força Aérea Brasileira prevê a decolagem do aeroporto de Beirute, que se encontra aberto", diz uma nota do Ministério das Relações Exteriores.
Segundo o chanceler Mauro Vieira, a expectativa é de que o primeiro voo de repatriação seja realizado no próximo fim de semana e resgate mais de 200 pessoas.
"A Embaixada no Líbano está tomando as providências necessárias para viabilizar a operação, em contato permanente com a comunidade brasileira e em estreita coordenação com as autoridades locais", acrescenta o comunicado.
Lula e Vieira discutiram a situação no Líbano, onde vivem 21 mil brasileiros, durante visita ao México para a posse de Claudia Sheinbaum como presidente.
Enquanto isso, o sindicato dos servidores do Itamaraty (Sinditamaraty) manifestou "preocupação" com a situação dos diplomatas brasileiros no Líbano e lembrou que os Estados Unidos já ordenaram a saída de seu pessoal no país. .