Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Lula elogia Trump por defender fim da guerra na Ucrânia

Presidente volta a Moscou para convencer Putin a ir à Turquia

14 mai 2025 - 14h48
(atualizado às 14h53)
Compartilhar
Exibir comentários

Em meio à possibilidade de um encontro com o chefe de Estado russo, Vladimir Putin, para abordar a guerra na Ucrânia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) elogiou nesta quarta-feira (14) a atitude do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em defesa do fim do conflito no leste europeu.

"Eu sinceramente, com todas as divergências que eu possa ter com Trump e ele possa ter comigo, acho que a decisão dele sobre a guerra [na Ucrânia] foi importante, porque você tinha nosso amigo [ex-presidente Joe] Biden falando em guerra todo o dia, falando em destruir a Rússia todo dia, e Trump veio e disse 'não, é preciso parar com essa guerra', eu achei ótimo", disse Lula.

A declaração foi dada em Pequim, na noite desta terça-feira (13) antes do embarque do presidente brasileiro para Moscou, onde ele afirmou que tentará conversar com Putin para convencê-lo a participar de uma reunião com seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, em Istambul, na Turquia, na próxima quinta (15).

Lula relatou que o chefe da diplomacia ucraniana, Andrii Yermak, ligou para o chanceler, Mauro Vieira, pedindo que Brasil intercedesse a favor de uma reunião entre Putin e Zelensky.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade