PUBLICIDADE

Mundo

Lula e premiê espanhol discutirão acordo Mercosul-UE na COP28, dizem fontes

29 nov 2023 - 14h35
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, vão se reunir na conferência climática COP28 em Dubai para discutir a conclusão das negociações do acordo comercial há muito aguardado entre Mercosul e União Europeia, disseram à Reuters fontes familiarizadas com o assunto nesta quarta-feira.

Segundo as fontes, o horário da reunião ainda não foi decidido, mas deve ocorrer na sexta-feira.

O tratado comercial está sendo elaborado há duas décadas. Um acordo em princípio foi alcançado em 2019, mas compromissos ambientais adicionais exigidos pela UE e novas concessões buscadas por Brasil e Argentina prolongaram as negociações.

Brasil e Espanha, que ocupam, respectivamente, as presidências temporárias do Mercosul e da União Europeia até o final deste ano, consideram a conclusão do acordo uma prioridade.

Os governos do Mercosul, que também inclui Argentina, Paraguai e Uruguai, esperam anunciar a conclusão das negociações em sua cúpula presidencial anual em 7 de dezembro no Rio de Janeiro.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade