PUBLICIDADE

Mundo

Andrés López abre 20 pontos na corrida presidencial mexicana

14 mai 2018 - 12h50
(atualizado às 12h59)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidenciável mexicano de esquerda Andrés Manuel López Obrador se manteve na dianteira da corrida para a eleição de julho, abrindo uma vantagem de 20 pontos sobre seu adversário mais próximo, mostrou uma pesquisa do jornal El Financiero nesta segunda-feira.

Candidato à Presidência do México, Andrés Manuel López Obrador, discursa durante evento na Cidade do México
08/05/2018 REUTERS/Gustavo Graf
Candidato à Presidência do México, Andrés Manuel López Obrador, discursa durante evento na Cidade do México 08/05/2018 REUTERS/Gustavo Graf
Foto: Reuters

López Obrador, ex-prefeito da Cidade do México, é a primeira opção de 46 por cento dos eleitores entrevistados, e seu maior rival, Ricardo Anaya, que lidera uma coalizão de direita e esquerda, tem 26 por cento de apoio.

O resultado assinalou um ligeiro crescimento tanto de López Obrador quanto de Anaya quando comparado com uma sondagem de março do El Financiero, ao mesmo tempo em que revelou um recuo de 4 pontos de José Antonio Meade, o candidato do governista Partido Revolucionário Institucional do México (PRI), que só aparece com 20 por cento das intenções de voto.

A pesquisa foi realizada entre 26 de abril e 2 de maio por meio de mil entrevistas pessoais com eleitores, e tem uma margem de erro de 3,1 por cento.

Os resultados ignoraram os 38 por cento de entrevistados que disseram estar indecisos quanto aos cinco candidatos no páreo.

Em sua terceira tentativa consecutiva de conquistar a Presidência, López Obrador, de 64 anos, vem capitalizando o desencanto generalizado com o PRI por causa da corrupção política, os níveis crescentes de violência e o crescimento econômico lento.

A sondagem mostrou a candidata independente Margarita Zavala, esposa do ex-presidente Felipe Calderón, com 5 por cento de apoio.

Já o endosso ao ex-governador do Estado de Nuevo León, e também independente, Jaime Rodriguez Calderón ficou em 3 por cento.

Veja também

A cidade turística onde os cadáveres já não cabem no necrotério:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade