Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Líderes de Camboja e Tailândia se reunirão para discutir paz

Encontro acontecerá nesta segunda-feira (28), na Malásia

27 jul 2025 - 14h30
(atualizado às 15h38)
Compartilhar
Exibir comentários

Os líderes de Camboja e Tailândia se reunirão nesta segunda-feira (28), na Malásia, para negociar um fim para os conflitos que deixaram dezenas de mortos no Sudeste Asiático ao longo dos últimos dias.

População deslocada por conflito na Tailândia
População deslocada por conflito na Tailândia
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A reunião colocará frente a frente o premiê interino tailandês, Phumtham Wechayachai, e o primeiro-ministro cambojano, Hun Manet, com mediação do premiê malaio e atual presidente rotativo da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), Anwar Ibrahim.

Quatro dias de confrontos deixaram pelo menos 34 mortos e mais de 200 mil deslocados na divisa entre Camboja e Tailândia, que disputam territórios na região conhecida como Triângulo Esmeralda, em meio a pressões dos Estados Unidos por uma trégua.

Os combates começaram nos arredores de templos nas províncias de Surin, na Tailândia, e de Oddar Meanchey, no Camboja, reacendendo uma disputa de décadas no Sudeste Asiático. Os dois lados se acusam mutuamente pelo início das hostilidades e de minar os esforços de paz.

Em seu Angelus neste domingo (27), o papa Leão XIV mencionou o conflito entre Bangkok e Phnom Penh e rezou por "crianças e famílias deslocadas". "Que o príncipe da paz inspire todos a procurar o diálogo e a reconciliação", afirmou o pontífice.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade