PUBLICIDADE

Mundo

Líder supremo do Irã condena fortemente ataques dos EUA no Iraque--TV

1 jan 2020 - 11h14
Compartilhar
Exibir comentários

O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, condenou fortemente os ataques dos Estados Unidos ao grupo de milícias aliadas ao Irã no Iraque, informou a TV estatal iraniana nesta quarta-feira, culpando os EUA pela violência no país vizinho.

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, discursa durante uma reunião em Teerã, no Irã. 01/01/2020. Site oficial de Khamenei/Via REUTERS
O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, discursa durante uma reunião em Teerã, no Irã. 01/01/2020. Site oficial de Khamenei/Via REUTERS
Foto: Reuters

"O governo iraniano, a nação e eu condenamos veementemente os ataques", disse Khamenei à TV estatal.

Os militares dos EUA realizaram ataques aéreos no domingo contra a milícia Kataib Hezbollah em resposta ao assassinato de um empreiteiro civil dos EUA em um ataque a míssil na sexta-feira a uma base militar iraquiana.

O presidente dos EUA, Donald Trump, acusou o Irã de orquestrar protestos violentos na embaixada dos EUA no Iraque na terça-feira e disse que Teerã seria responsabilizada. O Irã rejeitou a acusação.

"Mais uma vez, aquele cara (Trump) acusou o Irã pelos ataques. Você não pode fazer nada. Se você fosse lógico, o que não é, veria que seus crimes no Iraque e em outros países fizeram nações odiarem você", disse Khamenei no Twitter.

"Se o Irã decidir confrontar um país, faremos isso abertamente... Se alguém ameaçar os interesses de nossa nação, reagiremos... sem hesitar."

(Texto de Parisa Hafezi)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade