Script = https://s1.trrsf.com/update-1786557910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mundo

Publicidade

Lasers derrubam 11 drones de cartéis ao longo da fronteira sul,  dizem militares dos EUA

4 set 2026 - 15h34
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Militares dos EUA abateram 11 drones de cartéis com armas a laser na fronteira com o México, após recente implantação da tecnologia contra atividades ilícitas. A ação integra uma operação maior que já derrubou mais de 300 aeronaves desde o início de 2026. As Forças Armadas não revelaram o local exato dos disparos, enquanto a presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, advertiu que ações unilaterais norte-americanas em território mexicano configurariam uma grave violação de soberania.

As ‌Forças Armadas dos EUA abateram 11 drones de cartéis usando lasers desde que implantaram a tecnologia ao longo da fronteira entre os EUA ⁠e o México na semana ‌passada, informaram autoridades norte-americanas nesta sexta-feira.

O Comando Norte dos EUA, ‌em comunicado, afirmou ‌que os sistemas aéreos não ⁠tripulados (UAS) "foram avaliados como estando associados a atividades ilícitas ao longo da fronteira" e foram alvejados pelo sistema de laser multifuncional de ‌alta energia do Exército, como parte ‌de uma ⁠operação ⁠da força-tarefa ao longo da fronteira sul dos ⁠EUA.

Mais ‌de 300 ‌drones foram derrubados desde o início de 2026 utilizando "sistemas cinéticos e não cinéticos" em apoio à ⁠Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA, informou o comando, acrescentando que mais de 100 drones foram ‌derrubados em agosto.

As Forças Armadas não informaram onde exatamente os ataques ⁠a laser ocorreram nem se foram realizados sobre território dos EUA ou do México. A presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, afirmou que qualquer ação unilateral dos EUA em solo mexicano seria uma grave violação da soberania de seu país.

Também não foi especificado o fabricante da tecnologia a laser utilizada.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra