Script = https://s1.trrsf.com/update-1786557910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
REPRISE
Cientistas, educadores e pensadores debatem sobre o futuro do planeta; assista
Publicidade

Morre o jornalista Carlos Monforte, um dos primeiros âncoras do Brasil, aos 77 anos

Ao longo da carreira, Monforte passou por vários veículos, mas consolidou sua carreira na TV Globo, onde trabalhou mais de 30 anos

31 ago 2026 - 09h07
(atualizado às 10h12)
Compartilhar
Exibir comentários
Carlos Monforte trabalhou na TV Globo por mais de 30 anos
Carlos Monforte trabalhou na TV Globo por mais de 30 anos
Foto: Zé Paulo Cardeal/Memória Globo

O jornalista Carlos Monforte morreu aos 77 anos. A informação foi divulgada pela emissora GloboNews nesta segunda-feira, 31, e ainda não há detalhes sobre a causa da morte. 

Ao longo da carreira, Monforte passou por vários veículos de notícia, mas consolidou sua carreira na TV Globo, onde trabalhou por mais de 30 anos. Natural de Santos, no litoral de São Paulo, o jornalista é considerado um dos primeiros âncoras do jornalismo brasileiro. 

Quando entrou na Globo, em 1978, como repórter local em São Paulo, ele iniciou a carreira televisiva utilizando uma novidade na época, as Unidades Móveis. Com o equipamento, o jornalista saía para fazer várias matérias por dia. "Era o começo do link, de matérias ao vivo", lembrou Monforte ao Memória Globo.

Na emissora, ele se tornou editor de política no Jornal da Globo, editor e apresentador do Bom Dia São Paulo e foi o primeiro editor-chefe e apresentador do Bom Dia Brasil, que estreou em 1983. Monforte ficou à frente do telejornal matutino durante nove anos.

Em 1992, ele deixou a Globo para montar o departamento de Comunicação da Confederação Nacional de Indústrias (CNI), no qual permaneceu por dois anos, e depois voltou à emissora, onde passou a trabalhar como repórter especial do Jornal da Globo em Brasília. No decorrer dos anos, ele também atuou como âncora em Brasília, no Bom Dia Brasil, foi para o Jornal Hoje e trabalhou na GloboNews. Ele deixou a emissora em 2016.

Carlos Américo Aguiar Monforte estudou jornalismo na Faculdade de Comunicação de Santos. Antes da Globo, ele trabalhou no jornal A Tribuna, no O Estado de S. Paulo e foi assessor de comunicação da Secretaria de Obras do Estado de São Paulo. Durante a carreira, ele também fez cursos de aperfeiçoamento no exterior: na Universidade de Navarra, na Espanha, em 1973; e na Fundação Beauve Marie, na França, entre 1975 e 1976.

Fonte: Portal Terra
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra