Justiça manda artista que expôs telas em branco devolva R$ 348 mil para museu
Jens Haaning entregou duas obras em branco intituladas de "Pegue o dinheiro e fuja"
A Justiça da Dinamarca determinou que um pintor local devolva 61,5 mil euros, pouco mais de R$ 348 mil, a um museu do país. Jens Haaning foi condenado ao reembolso após entregar duas telas em branco, intituladas de "Pegue o dinheiro e fuja" à instituição.
De acordo com o jornal The Guardian, o artista foi contratado pelo Museu de Arte Moderna Kunsten em Aalborg em 2021, para recriar duas obras usando o dinheiro - coroas dinamarquesas e euros - para representar o salário anual do país e da Áustria.
O trabalho que serviria de inspiração para as novas obras é de 2007, An Average Danish Annual Income [renda média anual dinamarquesa, em tradução livre], na qual notas de coroa fixadas em uma tela com moldura. Já o segundo era um trabalho de 2011 sobre a renda austríaca que usava notas de euro.
Mesmo após as obras serem entregues em branco, o museu as exibiu. No entanto, exigiu que o dinheiro fosse devolvido. Haaning recusou, e então, foi processado. Na época do fato, o artista afirmou que não se tratava de roubo e encorajou outros artistas a fazerem o mesmo.
"Encorajo outras pessoas que têm condições de trabalho tão miseráveis quanto as minhas a fazerem o mesmo. Se eles estão em algum emprego de merda e não são pagos, e na verdade estão sendo solicitados a pagar para ir trabalhar, então pegue o que puder e vá embora."
Na segunda-feira, 18, o Tribunal de Copenhague ordenou que o artista devolvesse o dinheiro que lhe foi emprestado, mas disse que ele ainda deveria receber seus honorários pelo trabalho.