PUBLICIDADE

Mundo

Justiça arquiva caso contra Air France e Airbus por voo 447

Tragédia entre Rio e Paris matou 228 pessoas em 2009

5 set 2019 - 08h13
(atualizado às 08h32)
Compartilhar
Exibir comentários

A Justiça da França arquivou nesta quinta-feira (5) o processo contra a companhia aérea Air France e a fabricante europeia de aviões Airbus por conta da tragédia do voo AF447, entre Rio de Janeiro e Paris, que deixou 228 mortos em 31 de maio de 2009.

Recuperação de destroços do voo AF447, que caiu no Oceano Atlântico após decolar do Rio de Janeiro
Recuperação de destroços do voo AF447, que caiu no Oceano Atlântico após decolar do Rio de Janeiro
Foto: EPA / Ansa - Brasil

A decisão, pronunciada uma década após o acidente, contraria o pedido da Procuradoria, que queria levar a Air France a julgamento por "negligência", embora isentasse a Airbus. O avião caiu no Oceano Atlântico, após um problema em seus sensores de velocidade, chamados tubos de Pitot.

Segundo as investigações, isso deu início a uma sequência de erros que levou o Airbus A330 a perder sustentação e se chocar contra o mar. Na visão dos procuradores, a Air France foi negligente ao não informar os pilotos corretamente sobre como agir em caso de problemas nos tubos de Pitot, que, por si só, não causariam a tragédia.

Em situações de perda de sustentação, é preciso abaixar o nariz da aeronave, e não levantá-lo, como os pilotos fizeram. A principal associação de vítimas do acidente, a "Entraide et Solidarité AF447", chamou a decisão da Justiça de "insulto à memória" dos mortos e prometeu recorrer.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade