Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Juíza declara ex-presidente da Colômbia Uribe culpado de fraude processual e suborno de funcionário público

29 jul 2025 - 21h13
(atualizado em 29/7/2025 às 17h30)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma juíza considerou nesta segunda-feira o ex-presidente colombiano Álvaro Uribe culpado de fraude processual e suborno de funcionário público em um caso de manipulação de testemunhas que durou anos, tornando o político de direita o primeiro ex-presidente do país a ser condenado em um julgamento.

A juíza Sandra Liliana Heredia estava lendo sua decisão em voz alta para o tribunal. Ela considerou Uribe inocente de uma terceira acusação, de suborno.

A decisão, que pode ser objeto de recurso, é a mais recente em um caso extremamente politizado que se arrasta há cerca de 13 anos.

Uribe, 73 anos, e seus partidários dizem que o processo é uma perseguição e que ele é inocente, enquanto seus detratores comemoraram o fato como a merecida queda de um homem que foi repetidamente acusado de relações estreitas com paramilitares violentos de direita, mas nunca foi condenado por nenhum crime.

Cada acusação acarreta uma pena de prisão de 6 a 12 anos. Espera-se que Heredia sentencie Uribe em uma audiência posterior.

"A Justiça não se ajoelha diante do poder", disse Heredia ao tribunal na manhã desta segunda-feira, antes de passar cerca de nove horas lendo sua decisão. "Ela está a serviço do povo colombiano."

"Queremos dizer à Colômbia que a Justiça chegou", disse a juíza, acrescentando que sua decisão completa tem cerca de 1.000 páginas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade