PUBLICIDADE

Mundo

Jovens desafiam máfia italiana em festa com 10 mil pessoas

'Música e Legalidade' foi realizado em antigo reduto mafioso

15 ago 2022 - 17h18
(atualizado às 18h18)
Compartilhar
Exibir comentários

Mais de 10 mil jovens italianos e de toda a Europa participaram neste fim de semana no evento "Música e Legalidade", realizado no Parque Arqueológico de Selinute, em Castelvetrano, na região da Sicília.

Evento em Castelvetrano reuniu mais de 10 mil jovens
Evento em Castelvetrano reuniu mais de 10 mil jovens
Foto: Ansa / Ansa - Brasil

A cidade italiana era conhecida como um "reino" do ex-chefe mafioso Matteo Messina Denaro, o foragido mais antigo da justiça da Itália e um dos mais poderosos líderes da Cosa Nostra.

No coração do maior parque arqueológico da Europa, próximo ao templo de Hera, o dj alemão Paul Kalkbrenner foi a principal atração do evento.

Entre os participantes famosos da festa, estava o coronel dos carabineiros, Sergio De Caprio, que, em 1993, prendeu outro dos maiores "chefões" da máfia italiana: Salvatore Totò Riina (1930-2017).

"Me tornei um homem graças à Sicília e ao povo siciliano. Nós combatemos contra a arrogância, a violência, a máfia. A luta contra a máfia deve ser um luta de todo o povo. Nada pode parar o amor de vocês, a raiva de vocês, a doçura de vocês e a vontade de liberdade de vocês. E esse amor dá medo e eles precisam ter medo de vocês", disse De Caprio ao público sendo ovacionado.

Quem também discursou foi a empresária Valeria Grasso, que vive sob escolta policial depois de denunciar o clã Madonia, uma das mais poderosas famílias mafiosas ainda existentes.

"O Estado não pode e não deve abandonar quem se rebela contra o pizzo [a taxa cobrada pela máfia para empresas funcionarem], a quem se opõe à máfia e se torna uma perna fundamental da luta contra a criminalidade. Quem denuncia deve ser apoiado e deve fazer a diferença - e a diferença é feita por fatos e não por palavras", afirmou aos jovens.

Já o diretor do Parque Arqueológico de Selinute, Felice Crescente, destacou o valor da iniciativa musical ser realizada em um território como Castelvetrano, antes reduto mafioso.

"Queremos oferecer a vocês jovens uma imagem da riqueza extraordinária representada pela nossa história milenar e da nossa cultura como testemunha esse templo atrás de vocês. E a música representa certamente um atrativo importante para aproximar vocês da beleza do nosso passado e de temas atuais, como a legalidade", pontuou.

Além da festa, os participantes do evento puderam visitar a mostra fotográfica "L'eredità di Falcone e Borsellino", feita pela ANSA, na entrada do parque. A exposição mostra imagens inéditas e textos da agência sobre a vida dos dois juízes, Giovanni Falcone e Paolo Borsellino, ambos assassinados pela máfia em atentados em 1992. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade