PUBLICIDADE

Mundo

Japão vê risco 'real' de Rússia usar armas nucleares

26 mar 2022 - 13h04
(atualizado às 13h28)
Compartilhar
Exibir comentários

O premiê do Japão, Fumio Kishida, afirmou neste sábado (26) que o risco de a Rússia utilizar armas nucleares no conflito na Ucrânia é real.

Vladimir Putin em show pelo aniversário da anexação da Crimeia, em 18 de março de 2022
Vladimir Putin em show pelo aniversário da anexação da Crimeia, em 18 de março de 2022
Foto: EPA / Ansa - Brasil

A declaração foi dada durante uma visita a Hiroshima, cidade atingida por uma bomba atômica dos Estados Unidos em 1945, com o embaixador americano em Tóquio, Rahm Emanuel.

"Quando o possível uso de armas nucleares pela Rússia é cada vez mais real, acredito que a visita do embaixador Emanuel a Hiroshima vai passar uma forte mensagem para a comunidade internacional", disse Kishida à emissora pública NHK.

"Os horrores das armas nucleares não devem se repetir nunca mais", acrescentou o premiê do Japão, único país atingido por bombas atômicas.

Já o embaixador americano afirmou que o mundo vive uma "época sem precedentes na qual a Rússia ameaça usar armas nucleares". "Algo que era impensável", declarou.

Na última terça-feira (22), o governo russo chegou a dizer que usaria bombas atômicas caso houvesse uma "ameaça existencial" ao país. Além disso, o presidente Vladimir Putin colocou suas forças nucleares em alerta por causa das sanções econômicas impostas pelo Ocidente em função da invasão à Ucrânia.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade