PUBLICIDADE

Mundo

Itália volta ao lockdown em meio a discussão sobre novo decreto

Lockdown vale em 5 e 6/1; a partir do dia 7, muda novamente

5 jan 2021 - 10h17
(atualizado às 10h20)
Compartilhar
Exibir comentários

A Itália voltou a viver na faixa vermelha das restrições da pandemia de Covid-19 nesta terça-feira (05) e quarta-feira (06), data em que os italianos celebram o feriado da Epifania. Com isso, encerram-se as medidas anunciadas antes das festividades de Natal e Ano Novo, mas o debate sobre as novas regras a partir do dia 15 de janeiro permanecem.

Itália ainda discute regras para depois de 15 de janeiro
Itália ainda discute regras para depois de 15 de janeiro
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Após uma reunião que se estendeu pela madrugada desta terça-feira, ficou definido que o período entre 7 e 15 de janeiro manterá a classificação definida pelo decreto do governo de 3 de dezembro - que dividiu o país por faixas de cores (verde, amarelo, laranja e vermelho) de acordo com as taxas de contágios - sendo que a maioria ficaria na amarela.

No entanto, algumas regras adicionais foram aplicadas, com a proibição de visitas em residências privadas fora das cidades de moradia.

"O texto prevê que, nos territórios inseridos na chamada 'zona vermelha', seja possível sair, só uma vez por dia, em no máximo duas pessoas, em direção a uma única residência privada da própria comuna", diz o texto. Ainda há a manutenção da obrigatoriedade de justificar a saída por motivos de saúde, urgência ou trabalho no caso da faixa mais restritiva.

Além disso, o toque de recolher das 22h às 5h continua vigente para todas as zonas.

O período também será usado para analisar a implantação de uma nova classificação do Comitê Técnico-Científico do governo, que prevê que uma região que tenha o índice de transmissibilidade Rt 1, entra na faixa laranja - a segunda mais restritiva - imediatamente. Acima do Rt 1,25, entra na faixa vermelha, praticamente, o lockdown visto no país entre março e maio do ano passado.

"Essa nova classificação foi concordada com todas as regiões porque todos estamos de acordo sobre a necessidade de aplicar imediatamente as medidas mais restritivas quando se passa além do Rt 1", disse o ministro dos Assuntos Regionais, Francesco Boccia, ao jornal "Corriere della Sera".

A reunião ainda debateu a criação da chamada "faixa branca", a mais branda de todas, em que todos os setores permanecem abertos apenas com a obrigação de uso de máscara em locais públicos e fechados. Nessa faixa, diferente da verde, não haveria o toque de recolher e nem restrições de deslocamento.

- Aulas:

Outra discussão acalorada na reunião foi a data de volta às aulas. O governo havia determinado o dia 7 de janeiro como a retomada, mas diversas regiões afirmaram que não adotariam a medida por considerar que não há segurança para alunos e funcionários.

A data estipulada, então, ficou para 11 de janeiro. No entanto, a medida política parece não agradar a todos os governadores e cada um está anunciando um plano diferente do outro: enquanto alguns optaram pelo dia 7, outros querem iniciar no dia 15 e alguns só vão retornar em 31 de janeiro.

A questão segue sendo discutida entre governos, regiões e entidades educacionais. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade