Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Itália e França mostram preocupação com acordo UE-Mercosul

Ministros dos países pediram medidas 'eficazes' de proteção

28 jun 2025 - 18h06
(atualizado em 28/6/2025 às 12h01)
Compartilhar
Exibir comentários

Os ministros da Agricultura da Itália e da França, Francesco Lollobrigida e Annie Genevard, respectivamente, manifestaram nesta sexta-feira (27) preocupação com o acordo comercial entre União Europeia e Mercosul.

Francesco Lollobrigida se encontrou com sua homóloga francesa, Annie Genevard
Francesco Lollobrigida se encontrou com sua homóloga francesa, Annie Genevard
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Em um comunicado conjunto, os dois políticos declararam que a entrada em vigor do pacto sem medidas "eficazes" de proteção aos agricultores seria "prejudicial ao setor agrícola, ao dinamismo das áreas rurais e à soberania alimentar" do continente.

"Tais medidas também devem evitar que produtos importados causem uma concorrência exacerbada no mercado europeu, oferecendo garantias suficientes quanto ao cumprimento das normas sanitárias, ambientais e sociais", diz o texto.

Paralelamente, o vice-premiê e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, reafirmou apoio ao acordo UE-Mercosul, mas ressaltou a importância de considerar as preocupações dos agricultores.

A posição do governo italiano, reafirmada no início da semana no Parlamento pela primeira-ministra Giorgia Meloni, pede o fechamento do acordo com o mercado sul-americano, garantindo que isso não penalize os agricultores e produtores italianos.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade