PUBLICIDADE

Mundo

Israel ataca militares iranianos na Síria

Ataques deixaram 11 mortos e elevaram tensão com Teerã

21 jan 2019 - 14h14
Compartilhar
Exibir comentários

O Exército de Israel anunciou nesta segunda-feira (21) que lançou um ataque contra militares iranianos da Força al-Quds, uma unidade especial do Exército dos Guardiães da Revolução Islâmica. Os ataques ocorreram nos arredores de Damasco, na capital da Síria. Foram também atingidos componentes da defesa antiaérea do regime de Bashar Al Assad. Há notícias de pelo menos 11 mortos.

    "Começamos a atacar alvos da Al-Quds do Irã no território sírio.

    Advertimos as Forças Armadas sírias para não tentarem causar danos às forças ou ao território de Israel", informou pelo Twitter o Exército israelense. No entanto, as forças leais ao ditador sírio, Bashar Al Assad, garantem ter abatido a maior parte dos mísseis lançados por Israel, amenizando os danos.

    Os bombardeios foram realizados como resposta ao lançamento ontem de um foguete, a partir da Síria, contra os Montes Golã - região anexada por Israel depois da Guerra dos Seis Dias, em 1967. O Irã teria sido o responsável pelo foguete, que foi interceptado por Israel. Segundo o Observatório Sírio para os Direitos Humanos, teriam morrido pelo menos 11 combatentes pró-regime de Assad.

    Impacto - Até o momento, as autoridades israelenses jamais tinham admitido realizar operações militares na Síria. "Não podemos ignorar as declarações explícitas de Teerã de nos destruir", disse o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

    Mais cedo, o general Aziz Nasirzadeh, comandante da Aeronáutica, dissera que o Irã "está impaciente para combater o regime sionista".

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade