Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

'Israel assume total responsabilidade', diz Netanyahu sobre ataque ao Hamas no Catar

Catar e outros governos condenaram a ação israelense

9 set 2025 - 13h27
(atualizado às 13h53)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Israel confirmou ter conduzido ataque em Doha, no Catar, contra lideranças do Hamas, gerando condenação internacional; Netanyahu defendeu a ação como necessária contra o terrorismo.
Israel bombardeia Doha em ataque contra lideranças do Hamas no Catar:

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que o ataque realizado no Catar, nesta terça-feira, 9, contra lideranças do Hamas que discutiriam acordos de paz foi iniciado e conduzido pelas forças israelenses.

"A ação de hoje contra os principais líderes terroristas do Hamas foi uma operação israelense totalmente independente", começou Netanyahu em uma publicação feita em sua conta no X (antigo Twitter). "Israel a iniciou, Israel a conduziu e Israel assume total responsabilidade."

Netanyahu: ataque no Catar foi responsabilidade de Israel
Netanyahu: ataque no Catar foi responsabilidade de Israel
Foto: Reprodução/X @netanyahu e @FepalB

O presidente de Israel, Isaac Herzog, também se manifestou no X. "A decisão do primeiro-ministro e do ministro da Defesa, juntamente com os altos escalões das Forças de Defesa de Israel (IDF) e do Shin Bet, de atacar a alta liderança do terrorismo do Hamas é importante e correta", disse.

Sem confirmar a morte, Herzog afirmou que Khalil al-Hayya, uma das lideranças que estavam em Doha, capital do Catar alvo do ataque, "é um terrorista assassino com o sangue de milhares em suas mãos, um dos arquitetos do massacre de 7 de outubro, assim como muitos de seus colegas".

Fumaça é vista após explosão em Doha, no Catar; Israel fala em morte de 'alta liderança' do Hamas
Fumaça é vista após explosão em Doha, no Catar; Israel fala em morte de 'alta liderança' do Hamas
Foto: Reprodução/X @genocidefree_cy

Israel afirmou ter realizado um ataque contra uma liderança do Hamas em Doha, capital do Catar, na manhã desta terça-feira, 9.  Uma explosão foi ouvida na cidade.

O nome do alvo atingido não foi divulgado oficialmente até o momento, porém é sabido que líderes do Hamas utilizam a capital do Catar como quartel-general fora de Gaza.

Pouco depois da explosão, as Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) emitiram um comunicado afirmando que haviam atingido uma "alta liderança" do Hamas com um "ataque preciso".

"Durante anos, esses membros da liderança do Hamas lideraram as operações da organização terrorista, são diretamente responsáveis pelo brutal massacre de 7 de outubro e orquestraram e administraram a guerra contra o Estado de Israel. Antes do ataque, medidas foram tomadas para mitigar os danos a civis, incluindo o uso de munições de precisão e inteligência adicional", diz o comunicado publicado na conta do IDF no X (antigo Twitter).

A operação ocorreu juntamente com a agência de segurança Shin Bet. O comunicado não especifica onde o ataque ocorreu.

"As Forças de Defesa de Israel (IDF) e o Exército Islâmico (ISA) continuarão a operar com determinação para derrotar a organização terrorista Hamas responsável pelo massacre de 7 de outubro", finaliza.

À CNN, um alto funcionário do Hamas confirmou que negociadores do grupo foram alvo em Doha. Na segunda-feira, 8, o principal negociador do Hamas, Khalil Al-Hayya, havia se reunido com o primeiro-ministro do Catar, xeque Mohammed bin Abdulrahman Al-Thani, em Doha.

Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Catar, Majed Al Ansari condenou o ataque e confirmou que o bombardeio foi direcionado à liderança do Hamas. Ele classificou a ação israelense como "criminosa", "imprudente", "violação de todas as leis e normas internacionais" e uma "séria ameaça à segurança dos catarianos e residentes no Catar".

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade