PUBLICIDADE

Mundo

Irlanda decreta novo 'lockdown' para conter surto de Covid-19

Medida entrará em vigor a partir da próxima quinta-feira (22)

19 out 2020 - 18h20
Compartilhar
Exibir comentários

O governo irlandês decretou nesta segunda-feira (19) um novo bloqueio nacional, que obriga os cidadãos a permanecerem em casa, na tentativa de conter a propagação do coronavírus Sars-CoV-2.

    Em pronunciamento televisivo, o primeiro-ministro da Irlanda, Micheal Martin, informou que bares, restaurantes e comércios não essenciais fecharão suas portas por pelo menos seis semanas. Os estabelecimentos só poderão fazer venda para viagem.

    O novo confinamento, menos restrito que o imposto no início da pandemia de Covid-19, entrará em vigor a partir da próxima quinta-feira (22). Escolas e creches, no entanto, permanecerão abertas.

    Reuniões familiares serão proibidas, assim como visitas a outras residências. Já o deslocamento não essencial, como passeios ou saídas de casa para exercícios físicos, serão limitados a um raio de cinco quilômetros.

    Com isso, a população só poderá deixar sua região para trabalhar, estudar ou "por outros propósitos essenciais", apesar de o governo incentivar o home office.

    A expectativa do governo é de que as restrições sejam reduzidas até o início de dezembro, para que a economia possa se recuperar durante o período das festas de fim de ano. "Estes são os tempos mais difíceis", disse Martin em seu discurso, ressaltando que não dava para esperar mais.

    Segundo ele, a incidência de 14 dias de casos por 100 mil habitantes aumentou para cerca de 240, contra 88 no início de outubro. Além disso, o número de pacientes internados, incluindo nas unidades de terapia intensiva, também subiu.

    A Irlanda, com menos de cinco milhões de habitantes, registra 1.852 mortos e 50.993 casos de Covid-19. No último período de 24 horas, porém, contabilizou 1.031 novos casos. Com a medida, o território irlandês se torna o primeiro país europeu a restaurar o lockdown.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade