PUBLICIDADE

Mundo

Investigação sobre 'caso Rússia' é finalizada nos EUA

Relatório de Mueller foi entregue a procurador para análise

22 mar 2019 - 19h51
(atualizado às 20h05)
Compartilhar
Exibir comentários

O procurador especial Robert Mueller encerrou sua investigação sobre a suposta interferência russa na eleição presidencial em 2016, informou o Departamento de Justiça dos Estados Unidos nesta sexta-feira (22). Com a conclusão do inquérito, Mueller apresentou seu relatório final para o procurador-geral William Barr, que analisará o documento junto de sua equipe e criará um arquivo resumido para enviar ao Congresso. Em uma carta ao Congresso, Barr afirmou que pode relatar as principais conclusões já neste fim de semana. No entanto, nenhum detalhe sobre o conteúdo do relatório foi divulgado. A Casa Branca disse que não foi informada sobre a conclusão do caso.

Investigação sobre 'caso Rússia' é finalizada nos EUA
Investigação sobre 'caso Rússia' é finalizada nos EUA
Foto: EPA / Ansa - Brasil

    O documento explica as decisões tomadas pelo Ministério Público nos quase dois anos desde a nomeação de Mueller pelo vice-procurador-geral dos EUA, Rod Rosenstein. Ontem(21), a Câmara dos Deputados aprovou uma resolução pedindo que o relatório fosse divulgado também ao público. No entanto, a medida ainda precisa ser aprovada pelo Senado, controlado pelos republicanos.

    Desde o início do inquérito, o presidente norte-americano, Donald Trump, e outros republicanos condenaram repetidamente a investigação como uma "caça às bruxas".

    Mueller investiga desde maio de 2017 uma possível interferência de Moscou nas eleições em que Trump derrotou a democrata Hillary Clinton, além de analisar se o mandatário tentou obstruir a investigação de maneira ilícita. Por sua vez, Trump e o governo russo negam todas as acusações.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade