PUBLICIDADE

Mundo

Índia inaugura estátua mais alta do mundo

Obra custou R$ 1,5 bilhão e revoltou comunidades locais

31 out 2018 - 11h15
(atualizado às 11h26)
Compartilhar
Exibir comentários

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, inaugurou nesta quarta-feira (31) a estátua mais alta do mundo, com 182 metros, em Kewadyia, no estado de Gujarat. O monumento, chamado "Estátua da Unidade", foi feito em homenagem a Sardar Patel, um dos fundadores do país e responsável por reunificar os 562 pequenos estados que existiam no território depois da independência, conquistada em 1947. A data escolhida para a inauguração coincide com o 143º aniversário de nascimento do estadista.

Em seu discurso, Modi afirmou que o monumento é símbolo da capacidade técnica e de engenharia do país. A decisão de levantar a obra, que deve atrair milhões de visitantes, foi abraçada quando Modi anda era governador de Gujarat, em 2013.

Entretanto, nos últimos dias, chefes de dezenas de vilas dirigiram uma carta ao primeiro-ministro dizendo que consideram a construção um grave ataque ao ecossistema da região e um desperdício de recursos públicos, enquanto em quase toda a zona faltam serviços essenciais, como saneamento básico.

Para construir a estátua, feita em 33 meses, foram utilizadas 70 mil toneladas de cimento, 24,5 mil toneladas de aço e 1,7 mil toneladas de bronze. A obra custou cerca de 29,9 bilhões de rúpias (R$ 1,5 bilhão).

O monumento tem o dobro da altura da Estátua da Liberdade, em Nova York, e conta com um observatório 360 graus a 135 metros de altura, além de um museu na parte de baixo dedicado à vida de Patel. A homenagem busca valorizar grandes nomes da história política indiana esquecidos em detrimento da atenção dada a Mahatma Gandhi.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade