PUBLICIDADE

Mundo

Incêndios na Califórnia cresceram 70% no fim de semana

Governo decreta estado de desastre e dá assistência a atingidos

6 ago 2018 - 13h09
Compartilhar
Exibir comentários

Os incêndios que atingem o estado da Califórnia, nos Estados Unidos, cresceram cerca de 70% durante o último fim de semana e se tornaram o quarto maior desastre do tipo na história do país. As informações são da emissora de TV norte-americana "CNN".

Fogo já consumiu mais de 180 mil hectares ao longo de todo o estado.
Fogo já consumiu mais de 180 mil hectares ao longo de todo o estado.
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A área do condado de Mendocino, no norte do estado, possui os maiores focos de chamas e foi evacuada, não registrando feridos. O fogo já consumiu mais de 108 mil hectares na região, sendo que 33% foram controlados pelos bombeiros até a noite de domingo (5).

Na área do condado de Shasta, também no norte californiano, os incêndios mataram ao menos sete pessoas, a última delas no sábado (4). Mais de 40 mil pessoas tiveram de ser deslocadas por causa do desastre, que já consumiu mais de 180 mil hectares ao longo de todo o estado. Ao todo, são 17 focos de chamas, agravados pelos ventos e pelo tempo seco.

Os 14 mil bombeiros norte-americanos que trabalham para conter o fogo vão receber a ajuda de cerca de 100 bombeiros da Austrália e Nova Zelândia, que chegarão nesta segunda-feira (6) ao estado.

No fim de semana, a Casa Branca declarou estado de desastre na área, o que permite aos moradores buscar assistência federal para obter casa temporária, consertos em suas moradias e outras ajudas.

O presidente norte-americano, Donald Trump, usou o Twitter para atribuir os incêndios às leis ambientais do Estado. "Os incêndios na Califórnia estão sendo intensificados e agravados em grande escala pelas más leis ambientais, que não estão permitindo que uma quantidade significativa água seja prontamente utilizada. Ela está sendo desviada para o oceano Pacífico" tuitou o presidente.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade