PUBLICIDADE

Mundo

Incêndio devasta ilha de Stromboli, no sul da Itália

27 mai 2022 - 19h20
(atualizado às 19h32)
Compartilhar
Exibir comentários

As autoridades italianas estão investigando um incêndio que destruiu metade da vegetação da ilha vulcânica de Stromboli, na costa da Sicília, nos últimos dias.

Incêndio teria começado em set de gravação de série
Incêndio teria começado em set de gravação de série
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O prefeito da vizinha Lipari, Marco Giorgianni, informou que irá pedir "um estado de desastre natural" após as chamas atingirem dezenas de hectares nas últimas 48 horas.

O incêndio foi controlado com o apoio de bombeiros e voluntários enviados de balsa de Lipari. Os carabineiros também foram mobilizados ao local para manter os habitantes e turistas longe do perigo.

A extensão dos danos está sendo avaliada, mas Giorgianni afirma que provavelmente será "enorme". A autoridade local abriu uma investigação para determinar as causas do incêndio, porque, de acordo com informações preliminares, ele começou durante a gravação da série "Proteção Civil", dirigida por Marco Pontecorvo.

Segundo relatos, as chamas faziam parte de uma cena e, devido ao forte vento, elas se descontrolaram e se espalharam pelas encostas da montanha.

Giorganni explicou que as chamas destruíram "metade da vegetação, deixando uma enorme mancha preta por dezenas e dezenas de hectares" da pequena ilha, embora felizmente não tenha causado danos pessoais.

Já o diretor da Defesa Civil da Itália, Salvo Cocina, que visitou a ilha nas últimas horas, afirmou que "serão as autoridades competentes que determinarão quem é o responsável pelo incêndio que destruiu quase metade da vegetação da ilha e alguns edifícios e colocou em risco a segurança da população". 

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade