PUBLICIDADE

Mundo

Hungria: primeiro-ministro Viktor Orbán enfrenta protestos por renúncia

Líder do partido conservador Fidesz enfrenta crescente pressão política; ele está no poder desde 2010

27 mar 2024 - 14h30
(atualizado às 14h36)
Compartilhar
Exibir comentários

Milhares de manifestantes em Budapeste exigiram a renúncia do primeiro-ministro Viktor Orbán. O protesto ocorreu nesta terça-feira (27), após um ex-membro do governo acusar um assessor sênior do premiê de interferência em um caso de corrupção.

Húngaros vão às ruas nesta semana
Húngaros vão às ruas nesta semana
Foto: Reprodução / Perfil Brasil

Líder do partido conservador Fidesz, Orbán enfrenta crescente pressão política. Ele está no poder desde 2010 e seu governo é considerado autocrático.

Recentemente, Peter Magyar, um advogado anteriormente ligado ao governo, revelou uma gravação na qual a ex-ministra da Justiça, Judit Varga, detalha tentativas de interferência em um caso de corrupção envolvendo o ex-secretário do Ministério da Justiça, Pal Volner, e do jurista Gyorgy Schadl.

A crise no governo húngaro também ocorre em meio a um escândalo de abuso sexual que atingiu dois dos aliados políticos de Orbán - o antigo presidente e Varga - no mês passado.

Orbán é aliado de Bolsonaro

O líder húngaro é uma autoridade próxima do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em 2022, quando esteve na Hungria, o ex-presidente brasileiro chegou a chamá-lo de "irmão".

Orbán esteve em evidência no Brasil nos últimos dias após uma reportagem do The New York Times evidenciar a estadia de Bolsonaro na embaixada húngara, em Brasília. O ex-presidente passou duas noites no local, logo após a Polícia Federal (PF) apreender seu passaporte em investigação que apura suposto golpe de Estado.

O jornal norte-americano sugere que Bolsonaro tentou fugir da Justiça, uma vez que ele não poderia ser preso em uma embaixada estrangeira pois está legalmente fora do alcance das autoridades nacionais.

A PF está apurando as circunstâncias da hospedagem para verificar se houve alguma violação das restrições impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

  *Sob supervisão de Lilian Coelho

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade