Script = https://s1.trrsf.com/update-1781903735/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mundo

Publicidade

Homens tendem a usar ofertas de emprego para conseguir aumentos salariais mais do que mulheres, mostra estudo

19 jul 2026 - 15h08
(atualizado em 20/7/2026 às 07h25)
Compartilhar
Exibir comentários

Os homens tendem ‌mais do que as mulheres a usar oportunidades de emprego em outras empresas como moeda de troca para negociar salários mais altos em seus empregos atuais, o que contribui ⁠para a persistência das disparidades salariais entre ‌os sexos, de acordo com um estudo da Fundação Rockwool de Berlim ao ‌qual a Reuters teve acesso ‌e publicado neste domingo.

O estudo estima ⁠que a renegociação seja responsável por cerca de metade da diferença salarial entre homens e mulheres.

A Diretiva de Transparência Salarial da UE entrou em vigor em junho e ‌deve melhorar as informações sobre as diferenças salariais ‌dentro das ⁠empresas.

Os resultados ⁠sugerem que a transparência salarial, por si só, pode ⁠não ser ‌suficiente para eliminar as ‌disparidades de gênero.

Entre os trabalhadores do mesmo local de trabalho e da mesma ocupação, os homens ganham, em média, 8% ⁠a mais do que as mulheres.

O estudo constatou que oportunidades de emprego externas elevam os salários dos homens em seus empregos atuais, enquanto ‌as mulheres na mesma situação não obtêm ganhos comparáveis, mesmo tendo a mesma probabilidade que ⁠os homens de mudar de empregador.

As mulheres, em geral, parecem trocar de emprego em vez de usar essas oportunidades para negociar um aumento salarial; os homens, por outro lado, eram mais propensos a obter aumentos salariais sem precisar sair da empresa.

Os pesquisadores basearam seu estudo em funcionários que tomaram conhecimento de vagas externas por meio de pais ou irmãos que trabalhavam em outras empresas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra