Homem morre em Gaza ao ser atingido por pacote aéreo com comida
Países têm usado aviões para distribuir alimentos no enclave
Um homem morreu na Faixa de Gaza após ser atingido na cabeça por um pacote com alimentos lançado por aviões de ajuda humanitária, em campanha conjunta de diversos países.
A informação é da imprensa local, segundo a qual, a vítima é um enfermeiro que trabalhava no Hospital Shuhada al-Aqsa, administrado pela Agência das Nações Unidas para Refugiados Palestinos (Unrwa), pelo Ministério da Saúde de Gaza e por diversas ONGs em Deir al-Balah.
Esse não é o primeiro acidente do tipo no enclave: em campanhas similares no ano passado, diversas pessoas foram atingidas durante os arremessos aéreos com ajuda humanitária.
Autorizado por Israel, o lançamento de ajuda humanitária em Gaza por meio de aviões é criticado por organizações internacionais devido ao alto custo financeiro dessas operações e ao risco de que esses pacotes não cheguem a quem mais precisa ou provoquem tumultos na população necessitada.
Para organizações humanitárias, é preciso pressionar Israel a permitir comboios terrestres.
A campanha de ajuda em curso no momento é comandada pelos Emirados Árabes e Jordânia, contando com a participação de países como Itália, França e Alemanha.
Na última sexta-feira (1º), a ONU afirmou que mais de 1,3 mil palestinos foram assassinados enquanto buscavam comida em Gaza nos últimos dois meses, quando a distribuição de ajuda humanitária na região passou a ser controlada por uma entidade americana apoiada por Israel.