Hamas vai ao Cairo para discutir 2ª fase do plano de Trump
Grupo armado disse estar pronto para deixar poder em Gaza
Uma delegação do Hamas e representantes de facções palestinas desembarcaram no Cairo nesta segunda-feira (12) para iniciar uma nova rodada de negociações sobre a implementação da próxima fase do plano de paz americano para a Faixa de Gaza.
O Egito, mediador do conflito no enclave, prossegue com os trabalhos para receber encontros entre as diversas facções palestinas a fim de discutir em detalhes a atuação da segunda fase do plano proposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que prevê a formação de um governo transitório sem o Hamas e o desarmamento da milícia árabe.
Ontem o grupo armado "emitiu diretrizes a todos os órgãos e agências governamentais para que se preparem para transferir todas as suas responsabilidades" para o comitê palestino independente de tecnocratas, que deverá assumir a administração de Gaza sob o plano de Trump, afirmou o porta-voz do Hamas, Hazem Kassem, em uma mensagem de vídeo, segundo o Times of Israel.
Hoje, fontes do movimento fundamentalista informaram que "o Hamas está se preparando para realizar eleições internas para reconstruir sua liderança", após o assassinato de várias figuras importantes do grupo por Israel durante a guerra em Gaza, iniciada em outubro de 2023.
"Os preparativos internos ainda estão em andamento para que as eleições [para a nova diretoria do Hamas] sejam realizadas no momento apropriado, em áreas onde as condições no terreno o permitam", disse um líder do Hamas à AFP, acrescentando que a votação deverá ocorrer "nos primeiros meses de 2026".