Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Hamas anuncia devolução de mais um refém morto após Israel entregar 15 corpos de palestinos

O hospital Nasser, no sul da Faixa de Gaza, anunciou nesta quarta-feira (5) ter recebido os corpos de 15 prisioneiros palestinos como parte do acordo de cessar-fogo com Israel. Em seguida, o braço armado do Hamas anunciou que devolveria a Israel o corpo de um refém ainda em Gaza às 19h GMT (16h no horário de Brasília).

5 nov 2025 - 14h08
Compartilhar
Exibir comentários

O hospital Nasser, no sul da Faixa de Gaza, anunciou nesta quarta-feira (5) ter recebido os corpos de 15 prisioneiros palestinos como parte do acordo de cessar-fogo com Israel. Em seguida, o braço armado do Hamas anunciou que devolveria a Israel o corpo de um refém ainda em Gaza às 19h GMT (16h no horário de Brasília). 

Membros do grupo armando palestino Hamas, juntamente com agentes da Cruz Vermelha Internacional (ICRC), durante a entrega de corpos dos reféns israelenses mortos, na Cidade de Gaza, em 2 de novembro de 2025.
Membros do grupo armando palestino Hamas, juntamente com agentes da Cruz Vermelha Internacional (ICRC), durante a entrega de corpos dos reféns israelenses mortos, na Cidade de Gaza, em 2 de novembro de 2025.
Foto: AFP - OMAR AL-QATTAA / RFI

"A décima série de corpos de mártires palestinos, ou seja, 15 mártires", chegou "no âmbito da troca de corpos entre a parte palestina e a ocupação israelense", declarou o hospital, especificando que 285 corpos foram recebidos na Faixa de Gaza desde a entrada em vigor do cessar-fogo, em 10 de outubro. 

Dos 28 reféns mortos que o Hamas havia concordado em entregar a Israel como parte do acordo, 21 já foram devolvidos até agora. Israel ainda exige a restituição dos sete corpos restantes. O movimento islâmico palestino anunciou na tarde de quarta-feira a restituição de um desses sete corpos ainda em posse do grupo.

O Hamas também libertou, em 13 de outubro, os últimos 20 reféns vivos mantidos na Faixa de Gaza, em troca da libertação de cerca de 2 mil prisioneiros palestinos. 

Restos mortais de um refém israelense 

As Brigadas Ezzedine Al-Qassam "entregarão o corpo de um dos prisioneiros da ocupação (israelense), que foi encontrado no bairro de Shujaiya, no leste da Cidade de Gaza, às 21h", ou seja, às 19h GMT, informou o braço armado do Hamas em seu canal no Telegram. 

Na terça-feira, o Hamas entregou às autoridades israelenses o corpo de uma pessoa, identificada na quarta-feira como Itay Chen, um soldado israelo-americano morto aos 19 anos. 

Na Faixa de Gaza, parentes aguardam a devolução de seus corpos. Muitos relataram durante várias entregas de corpos feitas por Israel que os cadáveres estavam muito difíceis de identificar. 

O serviço de imprensa do governo do Hamas em Gaza voltou a acusar nesta quarta-feira as autoridades israelenses de se recusarem a fornecer listas com os nomes das pessoas cujos corpos estão sendo enviados ao território palestino. 

RFI com AFP

RFI A RFI é uma rádio francesa e agência de notícias que transmite para o mundo todo em francês e em outros 15 idiomas.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade