Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

'Mini papa' abençoado papa Leão XIV no Vaticano teve traje confeccionado às pressas e descrença do pai

Paulo, de quatro meses, foi levado pelos pais a uma audiência papal e acabou no colo do papa

1 abr 2026 - 04h57
Compartilhar
"Imagina chegar na creche falando: Eu fui abençoado pelo Papa", disse pai
"Imagina chegar na creche falando: Eu fui abençoado pelo Papa", disse pai
Foto: Arquivo pessoal

Entre turistas, fiéis e peregrinos, um "mini papa" roubou a cena na Praça de São Pedro. Vestido com uma versão em miniatura das roupas papais, o brasileiro Paulo, de apenas quatro meses, acabou vivendo um encontro especial: foi abençoado no colo do papa Leão XIV durante uma audiência no Vaticano, no dia 11 de março.

Os pais, Matheus e Monalisa Bortone, moram em Taubaté, no interior de São Paulo, e já alimentavam o desejo desde a gestação. "Durante o finalzinho da gestação, me veio o desejo de quando o Paulo nascesse, a gente pudesse levar ele para o papa abençoar", contou Monalisa ao Terra. A ideia, que parecia distante, foi ganhando força até se transformar em plano concreto.

A missão exigiu organização. O casal já havia organizado uma viagem para Assis, na Itália, para acompanhar a exposição do corpo de São Francisco. "Fazia 800 anos do aniversário da morte dele e teria a exposição do corpo para visitação", explicou Matheus que, com a nova parada, precisou reorganizar a viagem. O paulista, que trabalha ensinando sobre acúmulo de milhas, assumiu a tarefa de entender como funcionava o acesso às audiências. "A gente começou a pesquisar informação, porque não tem muita informação clara sobre isso", disse. O caminho foi o site oficial do Vaticano, onde é necessário fazer um cadastro prévio para solicitar os convites que, gratuitos, são disputados.

O casal seguiu o protocolo e aguardou. Embora o prazo de resposta possa chegar a dois meses, a confirmação veio em cerca de duas semanas. Com os convites em mãos, ajustaram o roteiro da viagem para incluir a audiência.

A ideia da roupa surgiu na reta final. Inspirado no traje do pontífice, o look branco e vermelho do momento da posse foi confeccionado às pressas por uma familiar, poucos dias antes da viagem.

Paulo celebrou o mesversário com o tema católtico
Paulo celebrou o mesversário com o tema católtico
Foto: Arquivo pessoal

No dia da audiência, a estratégia foi chegar cedo e garantir um bom lugar. Mesmo com as limitações de quem viaja com um bebê, conseguiram ficar na primeira fileira do segundo bloco de cadeiras. Matheus admite que não tinha certeza de que o plano daria certo. "Eu estava descrente", afirmou. Mas Monalisa mantinha a confiança. Quando o carro do papa se aproximou, um gesto de um dos seguranças indicou que algo poderia acontecer. Pouco depois, Paulo foi levado até o pontífice.

"É algo assim, difícil de explicar, porque realmente é muito rápido", disse Matheus. "Mas você consegue lembrar que teve aquela troca de olhares". Segundo ele, o papa segurou o bebê, fez a bênção e, antes de devolvê-lo, ainda procurou os pais com o olhar.

Para Monalisa, a experiência foi marcante. "É indescritível. Foi algo assim que eu vou guardar pra vida inteira."

Monalisa, Matheus e Paulo na Praça de São Pedro
Monalisa, Matheus e Paulo na Praça de São Pedro
Foto: Arquivo pessoal

Sem tempo para trocar histórias com outras famílias no local, o casal só percebeu a dimensão do momento depois, com a repercussão nas redes. Pessoas que estavam na audiência passaram a enviar mensagens e vídeos, reconhecendo o bebê vestido de papa.

Agora, a missão é outra: contar essa história para o próprio Paulo. "A gente vai falar desde pequeno", disse Matheus. "Mas acho que ele vai criar uma consciência ali mais por 7, 8 anos".  Até lá, o episódio já virou memória de família e uma boa história para dividir na escola no futuro. "Imagina chegar na creche falando: Eu fui abençoado pelo papa".

Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra