Guiné Equatorial declara português como 3ª língua oficial
O presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang, promulgou nesta terça-feira um decreto que reconhece a língua portuguesa como o terceiro idioma oficial do país, como aprovado em abril pela Assembleia Geral da Guiné Equatorial.
"As línguas oficiais da República da Guiné Equatorial são o espanhol, o francês e o português. As línguas aborígines são reconhecidas como integrantes da cultura nacional", diz o decreto de Obiang, como publicado pelo Escritório de Informação e Imprensa guinéu-equatoriano.
Para o presidente, a medida "reforçará em grande medida as relações de aproximação, boa vizinhança e de irmandade que a Guiné Equatorial mantém com um grande número de estados luso-hispânicos, membros fundadores da Comunidade de Países da Língua Portuguesa".
Guiné Equatorial vem mantendo relações amistosas com Portugal, principalmente depois de fecharam um acordo para a abertura de suas embaixadas em Lisboa e Malabo, respectivamente, visando "reforçar todos os níveis de relações entre ambos os Estados".