PUBLICIDADE

Mundo

Governo dos EUA diz que busca cumprir prazo para reunir imigrantes

19 jul 2018 - 18h55
Compartilhar
Exibir comentários

O Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos está trabalhando para cumprir um prazo estabelecido por tribunal para reunir crianças imigrantes com seus pais na próxima semana, mas não irá tomar atalhos para fazer isto, disse nesta quinta-feira a chefe do departamento.

Yolany Padilla, de Honduras, se encontra com filho de 6 anos no aeroporto de Seattle
 14/7/2018   REUTERS/Tim Exton
Yolany Padilla, de Honduras, se encontra com filho de 6 anos no aeroporto de Seattle 14/7/2018 REUTERS/Tim Exton
Foto: Reuters

O governo está fazendo esforços para reunir famílias que haviam tentando entrar nos Estados Unidos ilegalmente e foram separadas na fronteira com o México como parte da política de "tolerância zero" do governo Trump sobre imigração.

    Um juiz federal impôs no mês passado um prazo de 26 de julho para que o governo reunisse as crianças e seus pais, muitos deles fugindo da violência na Guatemala, El Salvador e Honduras.

    "Nós estamos trabalhando muito para fazer isto", disse a secretária de Segurança Nacional dos EUA, Kirstjen Nielsen. "Nós iremos fazer nosso melhor" para cumprir o prazo de 26 de julho, "mas não iremos tomar atalhos", disse Nielsen ao Fórum de Segurança de Aspen, no Colorado.

    A separação das famílias gerou críticas internacionais e o presidente Donald Trump ordenou que a prática fosse cessada em 20 de junho.

    Nielsen disse que a prática tinha objetivo de impedir tráfico de crianças e que o Congresso precisa alterar leis de imigração para que crianças e pais pudessem ser detidos juntos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade