Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

G4 defende reforma do Conselho de Segurança da ONU

Grupo é formado por Brasil, Índia, Alemanha e Japão

27 set 2018 - 18h56
(atualizado às 20h08)
Compartilhar
Exibir comentários

Os representantes do grupo conhecido como G4 (Brasil, Índia, Alemanha e Japão) assinaram nesta quarta-feira (27) uma declaração conjunta, na qual reiteram a necessidade de reformulação do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

G4 defende reforma do Conselho de Segurança da ONU
G4 defende reforma do Conselho de Segurança da ONU
Foto: EPA / Ansa - Brasil

    De acordo com a nota, a reforma precisa ser realizada "no menor prazo possível e inclui a ampliação das categorias de membros permanentes e não permanentes, para aumentar sua legitimidade, efetividade e representatividade".

    "A reforma do Conselho de Segurança é essencial para enfrentar os desafios complexos de hoje. Como aspirantes a novos membros permanentes de um conselho reformado, os ministros reiteraram seu compromisso de trabalhar para fortalecer o funcionamento da ONU e da ordem multilateral global, bem como seu apoio às respectivas candidaturas", diz a declaração conjunta.

    Além disso, o grupo expressou "preocupação" em ver a lentidão do processo de reforma, que começou a ser considerado em 1979, sem avanços substanciais.

    A reunião foi composta pelos ministros das Relações Exteriores Sushma Swaraj (Índia), Aloysio Nunes Ferreira (Brasil), Heiko Maas (Alemanha) e Taro Kono (Japão). Atualmente, o Conselho de Segurança reúne cinco integrantes com poder de veto: Rússia, Reino Unido, França, Estados Unidos e China. Há, ainda, 10 membros não permanentes, sem poder de vetos, e que atuam de forma rotativa.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade