PUBLICIDADE

Mundo

Furacão Michael segue para Flórida após deixar 13 mortos na América Central

8 out 2018 - 20h09
Compartilhar
Exibir comentários

A tempestade tropical Michael se tornou um furacão nesta segunda-feira e deve ganhar força rapidamente antes de atingir a Língua de Terra da Flórida na quarta-feira com ventos de ao menos 160 quilômetros por hora, disse o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC).

Passagem de tempestade Michael por Cuba
 8/10/2018   REUTERS/Alexandre Meneghini
Passagem de tempestade Michael por Cuba 8/10/2018 REUTERS/Alexandre Meneghini
Foto: Reuters

Fortes chuvas no fim de semana causaram 13 mortes na América Central depois que Michael se formou na costa norte de Honduras.

Atualmente o Michael é um furacão categoria 1, mas pode chegar ao continente na categoria 3 das cinco da escala Saffir-Simpson e provocar entre 10 e 30 centímetros de chuva, além de enchentes relâmpago com risco de morte, segundo os meteorologistas.

    O governador da Flórida, Rick Scott, declarou estado de emergência em mais de 20 condados ao longo da Língua de Terra e de Big Bend, também na Flórida. Scott alertou os moradores da Costa do Golfo dos EUA a se prepararem para possíveis ordens de retirada e colocou mais de 5 mil soldados da Guarda Nacional em alerta.

"As famílias deveriam aproveitar HOJE a oportunidade de armazenar três dias de alimento e água, além de todos os medicamentos necessários", tuitou o governador nesta segunda-feira. "TODA FAMÍLIA deve estar preparada. Podemos reconstruir sua casa, mas não podemos reconstruir sua vida".

    O Michael atingiu parte do México e de Cuba com ventos fortes e chuvas torrenciais entre o domingo e a manhã desta segunda-feira. A tempestade estava cerca de 220 quilômetros a leste-noroeste de Cozumel, no México, com ventos contínuos máximos de 120 quilômetros por hora, disseram os meteorologistas.

    O prefeito de Tallahassee, Andrew Gillum, que é o candidato democrata ao governo estadual nas eleições de 6 de novembro, disse no domingo que estava cancelando eventos de campanha e voltando à cidade, que é também a capital, para se concentrar nos preparativos para a tempestade.

    A Universidade Estadual da Flórida disse que seus campi em Tallahassee e Panama City ficarão fechados de terça a sexta-feira.

Jeff Hanson, proprietário do Paisley Cafe de Tallahassee, disse que está esperando até a manhã de quarta-feira para decidir se fechará o restaurante.

    "Existe a possibilidade de ficarmos abertos se ainda tivermos energia", disse Hanson em uma entrevista por telefone. "Depende do que a cidade diz em termos da circulação das pessoas. Esta é nossa maior preocupação, se nossos funcionários estão seguros".

    De acordo com a previsão, depois de se abater sobre a Flórida a tempestade deve seguir para o nordeste na quarta e quinta-feiras ao longo do litoral do Atlântico e atingir as Carolinas, que ainda se recuperam da passagem do furacão Florence no mês passado.

    A BP e a Exxon Mobil começaram a retirar funcionários de suas plataformas de produção de petróleo e gás no Golfo do México nesta segunda-feira.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade