PUBLICIDADE

Mundo

Furacão Florence se desloca para sul dos EUA; Geórgia e Carolinas se preparam

13 set 2018 - 02h11
Compartilhar
Exibir comentários

Temores sobre o furacão Florence se espalharam para o sul dos Estados Unidos nesta quarta-feira, com o Estado da Geórgia declarando estado de emergência após autoridades das Carolinas pedirem para pessoas deixarem a costa antes da chegada dos fortes ventos e das enchentes esperados junto à tempestade.

Moradores colocam pertences em caminhão antes de chegada de furacão Florence na Carolina do Norte
 12/9/2018   REUTERS/Carlo Allegri
Moradores colocam pertences em caminhão antes de chegada de furacão Florence na Carolina do Norte 12/9/2018 REUTERS/Carlo Allegri
Foto: Reuters

O Florence enfraqueceu levemente para uma tempestade de categoria 3, em uma escala de cinco categorias, mas possuía ventos máximos de 201 quilômetros por hora às 15h, no horário de Brasília, em relação aos 209 quilômetros por hora no dia anterior. Sua trajetória mostrava seu centro mais provável de atingir a costa sul da Carolina do Norte no final de quinta-feira ou início de sexta-feira, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC).

Previsões atualizadas do NHC mostravam a tempestade persistindo próxima à costa das Carolinas, levando dias de fortes chuvas que podem gerar intensas enchentes da Carolina do Sul à Virgínia. Partes da Carolina do Norte podem receber até um metro de chuva.

Jeff Byard, da Agência Federal de Gestão de Emergências (Fema), invocou um ex-campeão de boxe para alertar moradores que o Florence pode trazer "um soco do Mike Tyson para a costa da Carolina".

"Prestem atenção aos avisos", disse Byard, acrescentando que há "bem mais de 20 bilhões de dólares" em fundos da Fema para alívio de desastres.

Dezenas de milhares de casas e comércios podem sofrer com enchentes na Carolina do Norte, alertou o governador Roy Cooper. O governador da Geórgia, Nathan Deal, preocupado que a tempestade pode trazer sua devastação para o sul, emitiu uma declaração de emergência para todos os 159 condados de seu Estado.

Mais de um milhão de pessoas receberam ordens de retirada das costas das Carolinas e da Virgínia.

A Duke Energy Corp esperava que entre 25 e 75 por cento de seus 4 milhões de clientes ficassem sem energia nas Carolinas. O porta-voz Howard Fowler disse que restauração pode levar "semanas ao invés de dias", mesmo com 20 mil funcionários, incluindo equipes de fora da área, de prontidão.

O NHC disse que os primeiros ventos com força de tempestade tropical, de ao menos 63 quilômetros por hora, irão atingir a região no início de quinta-feira, com o centro da tempestade alcançando a costa na sexta-feira.

Preparações de emergência na área incluem colocação de 2.800 membros da Guarda Nacional na Carolina do Norte, armazenamento de comida, criação de abrigos, troca dos padrões do trânsito e segurança de 16 reatores de energia nuclear na região dos três Estados.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade