Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Fóssil de 100 milhões de anos apreendido na Itália volta ao Brasil

Artefato havia sido comprado em antiquário em Pordenone

6 jun 2025 - 13h41
(atualizado às 16h17)
Compartilhar
Exibir comentários

O governo do Brasil anunciou a conclusão da restituição de um fóssil de mais de 100 milhões de anos apreendido pelas autoridades da Itália.

Fachada da Embaixada do Brasil em Roma
Fachada da Embaixada do Brasil em Roma
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Trata-se de um exemplar da espécie Rhacolepis buccalis, peixe ósseo extinto que habitava a região da Bacia do Araripe, sítio paleontológico na divisa entre Ceará, Pernambuco e Piauí, entre 113 milhões e 119 milhões de anos atrás.

Segundo comunicado do Ministério das Relações Exteriores, "a devolução foi viabilizada pela coordenação" entre a pasta "e as autoridades italianas, com o apoio da comunidade científica brasileira".

O artefato estava na Itália sem autorização e havia sido comprado em um antiquário na província de Pordenone, norte do país, por um homem que desconhecia sua importância.

"O fóssil, de relevante valor científico e histórico, teve sua origem brasileira confirmada por laudo técnico-científico do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, da Universidade Regional do Cariri", acrescentou o Itamaraty.

O Brasil pleiteia o tombamento da Bacia da Chapada do Araripe como Patrimônio Mundial da Unesco devido à "importância geológica, arqueológica e paleontológica" do local, que abriga um dos maiores reservatórios de fósseis do país.

"O governo brasileiro reafirma seu compromisso com a diplomacia cultural e a promoção do retorno de bens culturais de origem brasileira, em defesa da memória e da identidade nacionais", reforçou o ministério.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade