PUBLICIDADE

Mundo

Forte terremoto atinge leste da Turquia; seis morrem

24 jan 2020 - 15h23
(atualizado às 18h50)
Compartilhar
Exibir comentários

Um forte terremoto atingiu o leste da Turquia, nesta sexta-feira, matando seis pessoas e danificando prédios perto do epicentro do tremor, sentido também em muitos países vizinhos.

Equipes de resgate do lado de fora de prédio que desabou durante terremoto em Elazig, na Turquia
24/01/2020 Ihlas News Agency (IHA) via REUTERS
Equipes de resgate do lado de fora de prédio que desabou durante terremoto em Elazig, na Turquia 24/01/2020 Ihlas News Agency (IHA) via REUTERS
Foto: Reuters

O terremoto de magnitude 6,8 atingiu a província de Elazig, por volta de 550 quilômetros ao leste da capital Ancara, disse o Centro Sismológico Europeu-Mediterrâneo (EMSC, sigla em inglês). Foi seguido por dúzias de tremores secundários.

Dois governadores regionais, em Elazig e na vizinha Malatya, afirmaram que três pessoas morreram em cada província e que 225 ficaram feridas.

A emissora estatal TRT mostrou imagens da polícia e de serviços de emergência conduzindo buscas em um prédio parcialmente derrubado em Elazia. Janelas estavam quebradas e varandas haviam ido ao chão.

Em outro prédio que caiu, equipes da Autoridade de Administração de Desastres e Emergências da Turquia (AFAD) retiraram com as mãos tijolos e gesso das ruínas.

O ministro do Interior, Suleyman Soylu, descreveu o terremoto como um incidente "nível 3", de acordo com o plano emergencial de resposta do país. Isso significa que exige assistência nacional, mas está um patamar abaixo de precisar de apoio internacional.

O terremoto atingiu uma área relativamente pouco povoada e remota e pode levar algum tempo para as autoridades avaliarem a extensão total dos danos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade