PUBLICIDADE

Mundo

FBI acusa líder neonazista de conspiração para atacar rede elétrica de Baltimore

6 fev 2023 - 18h25
Compartilhar
Exibir comentários

O FBI prendeu duas pessoas, incluindo um líder neonazista, antes que pudessem atacar a rede elétrica da cidade norte-americana de Baltimore, disseram autoridades nesta segunda-feira.

Os suspeitos, Brandon Russell, da Flórida, e Sarah Clendaniel, de Maryland, foram detidos na semana passada, disseram autoridades em um briefing na segunda-feira. O FBI disse que a trama tinha motivação racial, mas não forneceu detalhes. Cerca de 62% dos residentes da cidade de Baltimore são negros, de acordo com dados do Censo dos EUA.

Russell é o fundador de um grupo neonazista chamado Atomwaffen Division, que trabalha para "iniciar o colapso da civilização", de acordo com o Southern Poverty Law Center, uma organização de direitos civis que rastreia grupos de ódio nos EUA.

A Reuters não conseguiu localizar de imediato os advogados das duas pessoas presas.

"Clendaniel e Russell conspiraram e tomaram medidas para atirar em várias subestações elétricas na área de Baltimore com o objetivo de 'destruir completamente toda esta cidade', mas esses planos foram interrompidos", disse Erek Barron, procurador do distrito de Maryland, em um pronunciamento à imprensa.

"Os acusados não estavam apenas conversando, mas tomando medidas para cumprir suas ameaças e promover seus objetivos extremistas", disse Thomas Sobocinski, agente especial encarregado do escritório do FBI em Baltimore.

De pelo menos junho de 2022 até o presente, Russell conspirou para realizar ataques contra infraestrutura crítica, disseram autoridades.

Russel forneceu instruções e informações de localização para o ataque planejado, enquanto Clendaniel sentiu que a conspiração "destruirá esta cidade", disse Sobocinski a jornalistas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade