Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

EXCLUSIVO-Agentes do ICE em Minnesota receberam ordens para não interagir com "agitadores" em novas diretrizes

29 jan 2026 - 09h39
Compartilhar
Exibir comentários

Os agentes do ICE em Minnesota receberam instruções na quarta-feira para evitar o contato com "agitadores" enquanto realizam a repressão à imigração do presidente Donald Trump, de acordo com ‌orientações internas vistas pela Reuters.

A nova orientação, que oferece a visão mais detalhada até agora sobre como ‌as operações mudarão após duas ações fatais contra cidadãos norte-americanos que protestavam em Minneapolis, também ordena que os agentes da Imigração e Alfândega dos EUA (ICE) tenham como alvo apenas imigrantes com acusações ou condenações criminais.

Isso representaria um afastamento das amplas operações que provocaram reações adversas e contestação ‍judicial em Minneapolis e outras cidades dos EUA.

"NÃO SE COMUNIQUE OU SE ENVOLVA COM AGITADORES", dizia um email divulgado por uma autoridade de alto escalão do ICE. "Isso não serve para nada além de inflamar a situação. Ninguém vai convencer o outro. A única ‌comunicação deve ser a dos agentes emitindo ordens."

Em resposta a um pedido ‌de comentário para a Casa Branca, um representante do governo disse: "Há conversas em andamento sobre como conduzir as operações de forma mais eficaz em Minnesota. Nenhuma orientação deve ser considerada definitiva até que seja oficialmente emitida."

A mudança operacional ocorre depois que Trump disse esta semana que seu objetivo era diminuir a tensão em Minneapolis e St. Paul, após policiais federais de imigração terem matado dois cidadãos norte-americanos no local este mês. Em ambos os casos, as autoridades de Trump rapidamente retrataram os mortos como agressores, uma afirmação contestada por evidências em vídeo.

Trump encarregou o czar da fronteira, Tom Homan, de assumir as operações em Minnesota, no que uma autoridade de alto escalão disse à Reuters ser uma mudança para uma abordagem mais "direcionada" à aplicação da lei. O comandante geral da Patrulha de Fronteira, Gregory Bovino, que liderou operações de confronto em Los Angeles, Chicago e outras cidades, foi rebaixado e se aposentará em breve, informou a Reuters.

De acordo com as novas orientações descritas no email, os agentes do ICE ‌receberão megafones para que possam dar ordens ao público e "precisam verbalizar cada etapa do processo de prisão".

A orientação não descreve que tipo de ações desencadeariam ordens nem o que os agentes devem fazer se as ordens não forem seguidas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade