PUBLICIDADE

Mundo

Bachelet é escolhida nova chefe de direitos humanos da ONU

8 ago 2018 - 12h52
(atualizado às 13h34)
Compartilhar
Exibir comentários
Ex-presidente do Chile Michelle Bachelet
20/09/2017
REUTERS/Darren Ornitz
Ex-presidente do Chile Michelle Bachelet 20/09/2017 REUTERS/Darren Ornitz
Foto: Reuters

O secretário-geral da ONU, António Guterres, escolheu a ex-presidente do Chile Michelle Bachelet para ser a nova chefe de direitos humanos da organização, disseram diplomatas nesta quarta-feira.

A indicação de Bachelet agora precisa ser aprovada pela Assembleia Geral da ONU, composta por 193 membros. Ela substituiria Zeid Ra'ad al-Hussein, da Jordânia, que vai deixar o cargo no final do mês após mandato de 4 anos em Genebra.

A vice-secretária-geral da ONU, Amina Mohammed, informou a decisão a um grupo de embaixadores na terça-feira, disseram diplomatas, falando sob condição de anonimato.

Bachelet, vítima de tortura durante a ditadura de Augusto Pinochet, presidiu o Chile duas vezes desde a retomada da democracia no país em 1990.

A ex-pediatra foi presidente do Chile pela primeira vez de 2006 a 2010. Seu estilo amável, políticas de bem-estar social e crescimento econômico estável em um dos países mais desenvolvidos da região a tornou uma líder popular.

Depois, Bachelet liderou a ONU Mulher, que promove a igualdade de gênero e o empoderamento feminino, entre 2010 e 2013, antes de voltar ao Chile onde foi presidente novamente de 2014 a 2018.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade