PUBLICIDADE

Mundo

Roman Polanski é acusado de estupro pela quarta vez

Cineasta foi condenado por ter abusado de uma adolescente em 1977.

4 out 2017 - 13h00
(atualizado às 13h27)
Compartilhar
Exibir comentários

A ex-atriz Renate Langer acusou o diretor Roman Polanski de tê-la estuprado em fevereiro de 1972, quando ela tinha 15 anos de idade. A alemã, atualmente com 61 anos, relatou à polícia da Suíça que o crime teria ocorrido em sua casa no vilarejo de Gstaad, em Berna, no sudoeste do país europeu. Ela é a quarta mulher a acusar publicamente o cineasta franco-polonês de abuso sexual.

Em 1977, Polanski foi preso e condenado por ter estuprado Samantha Geimer, uma menina de 13 anos na época do crime
Em 1977, Polanski foi preso e condenado por ter estuprado Samantha Geimer, uma menina de 13 anos na época do crime
Foto: AdoroCinema / AdoroCinema

A polícia de St. Gallen, na Suíça, confirmou ao jornal The New York Times que recebeu a denúncia de Langer no dia 26 de setembro e que caberá a uma outra delegacia determinar se a ex-atriz poderá prestar uma queixa oficialmente. A legislação suíça postula que crimes sexuais contra menores de idade não prescrevem, mas a lei limita o número de casos que podem gerar acusações formais da justiça do país dependendo do tempo que se passou entre a data dos crimes e o ano no qual eles foram relatados às autoridades. Caberá ao promotor público de Berna avaliar se será possível fazer uma denúncia legal contra Polanski.

Langer afirmou em entrevista que não relatou o caso anteriormente às autoridades para proteger sua família da repercussão do caso. Ela informou que não se sentiu confiante para contar para ninguém o que aconteceu em 1972 por se sentir envergonhada. "Minha mãe teria um ataque cardíaco [se soubesse]", contou a alemã. "Eu me senti envergonhada, perdida e sozinha". O pai de Langer morreu neste ano e sua mãe faleceu em 2015.

Em 1977, Polanski foi preso e condenado por ter estuprado Samantha Geimer, uma menina de 13 anos na época do crime. O diretor foi acusado de estupro com uso de drogas, perversão, sodomia, atos libidinosos com uma criança com menos de 14 anos, e de ter fornecido drogas controladas a uma menor de idade. Após um acordo com o advogado da vítima, Polanski se declarou culpado por abusar sexualmente de uma pessoa menor de 18 anos e foi absolvido das demais acusações. Ele deveria ter cumprido uma curta pena nos Estados Unidos, mas fugiu para a França, onde vive atualmente. O diretor é considerado foragido e o caso não foi encerrado pelas autoridades americanas.

Geimer já afirmou que os eventos foram "assustadores e, olhando para trás, muito arrepiantes" e que Polanski "não aceitava não como resposta" quando a atacou. Em junho deste ano, Geimer pediu às autoridades que o caso fosse dado como encerrado por não suportar mais a cobertura da imprensa sobre o assunto e por querer preservar sua família de mais exposição.

Em 2010, a atriz britânica Charlotte Lewis também acusou Polanski de estupro. O crime teria ocorrido no apartamento do diretor em Paris, quando ela tinha 16 anos. Em agosto deste ano, uma mulher identificada apenas como Robin alegou que o cineasta abusou dela em 1973, quando ela também tinha 16 anos de idade.

veja também:

Condenado por estupro, homem é preso novamente pelo mesmo crime:
AdoroCinema
Compartilhar
Publicidade
Publicidade