vc repórter: Roma faz 20ª edição da Parada Gay
Prefeito anunciou que vai iniciar a tramitação de um projeto para legalizar a união civil entre homossexuais na cidade
A cidade de Roma, capital da Itália, realizou neste sábado a 20ª edição da Parada do Orgulho Gay. Durante do evento, o prefeito Ignazio Marino anunciou que vai iniciar a tramitação de um projeto para legalizar a união civil entre homossexuais na cidade. Vestindo uma faixa com as cores da bandeira italiana, o político foi o primeiro chefe do poder executivo da capital a participar da marcha em 20 anos, e por isso recebeu os aplausos da multidão. As informações são da agência Ansa.
"Assim que votarmos o orçamento vamos agendar na Câmara Municipal a deliberação sobre a união civil. Mas isso não é suficiente. Devemos forçar o Parlamento até que a Itália supere essa vergonha de permanecer atrasada em relação ao resto da União Europeia", disse Marino. Ele também acrescentou que a prefeitura está fazendo um estudo para descobrir se, do ponto de vista legal, é possível reconhecer em Roma os matrimônios entre pessoas do mesmo sexo contraídos em outros países da União Europeia.
De acordo com os organizadores do evento, pelo menos 200 mil indivíduos participaram da parada, o dobro do número registrado no ano passado. "É um momento histórico, e é uma grande alegria ter aqui o prefeito Marino", disse o porta-voz da Roma Pride (nome oficial da marcha), Andrea Maccarrone.
O leitor Thomas Ficarelli, direto de Roma, participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.