Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As Principais Notícias da Europa

União Europeia tem projeto para formar cerca de 3 mil policiais na Faixa de Gaza

A União Europeia (UE) planeja formar milhares de policiais na Faixa de Gaza, a exemplo do que já fez na Cisjordânia. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (19) por uma fonte do bloco, sob anonimato.

19 nov 2025 - 10h12
Compartilhar
Exibir comentários

As declarações ocorrem depois que o Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou, na segunda-feira (17), uma resolução que endossa o plano de paz do presidente americano, Donald Trump. Desde que começou a ser aplicada, em 10 de outubro, a iniciativa abriu caminho para um cessar-fogo entre Israel e o grupo Hamas na Faixa de Gaza.

A fase seguinte do plano prevê o envio de uma força internacional ao território palestino, que será encarregada de garantir a segurança das fronteiras com Israel e Egito, desmilitarizar Gaza e desarmar os grupos armados "não estatais". No entanto, existe a "necessidade de estabilizar Gaza com uma força policial significativa", afirmou o responsável europeu à AFP, sob condição de anonimato. Segundo ele, o treinamento promovido pela UE ocorrerá fora da Faixa de Gaza. 

A proposta será analisada na quinta-feira (20) pelos ministros das Relações Exteriores da UE, reunidos em Bruxelas. No mesmo dia, o bloco também organizará uma conferência de países doadores para a Palestina. São esperadas cerca de 60 delegações na capital belga, incluindo países árabes, mas sem a participação de Israel, cujo governo segue resistente à ideia da criação de um Estado palestino.

Protagonismo da UE no Oriente Médio

A União Europeia busca retomar um papel de destaque nesta região do Oriente Médio por meio do projeto de apoio à segurança na Faixa de Gaza. O bloco já financia, desde 2006, uma missão de formação de policiais na Cisjordânia, com um orçamento de € 13 milhões. 

Cerca de sete mil policiais na Faixa de Gaza ainda recebem salários da Autoridade Palestina, que governa a Cisjordânia, explicou o responsável. Muitos já se aposentaram ou não têm mais condições de trabalhar, mas cerca de três mil ainda podem ser treinados, acrescentou.

A União Europeia é hoje o principal apoio financeiro da Autoridade Palestina. No entanto, o bloco condiciona o futuro dessa ajuda à realização de reformas, consideradas indispensáveis para que a administração possa desempenhar plenamente seu papel dentro da solução de dois Estados.

Segundo o responsável europeu, a conferência dos países doadores para a Palestina na quinta-feira também permitirá "fazer um balanço" sobre o andamento dessas reformas. O maior desafio, no entanto, será formar uma força policial que não seja vinculada ao grupo Hamas, que administra a Faixa de Gaza.

Com AFP 

RFI A RFI é uma rádio francesa e agência de notícias que transmite para o mundo todo em francês e em outros 15 idiomas.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade