PUBLICIDADE

Europa

Ucrânia mobilizará 50 mil soldados a partir de janeiro

Homens receberão treinamento militar ainda que o Exército ucraniano e os militantes pró-Rússia tenham estabelecido uma trégua

23 dez 2014 - 10h11
(atualizado às 11h13)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Soldados do batalhão de autodefesa "Azov", ligado ao Ministério do Interior ucraniano, participam de parada militar em Kiev, em 14 de outubro</p>
Soldados do batalhão de autodefesa "Azov", ligado ao Ministério do Interior ucraniano, participam de parada militar em Kiev, em 14 de outubro
Foto: Gleb Garanich / Reuters

A Ucrânia anunciou nesta terça-feira que mobilizará a partir do próximo dia 20 de janeiro 50 mil recrutas e reservistas mesmo havendo trégua entre o Exército e os separatistas pró-Rússia do Leste do país.

Os militares mobilizados "serão submetidos a uma preparação obrigatória nos centros de instrução das Forças Armadas da Ucrânia", assinalou a porta-voz de Defesa, Victoria Kushnir.

Esse período de instrução, do qual participarão tanto soldados como oficiais, vai durar 25 dias.

Ao ser perguntada se o novo contingente será enviado à zona de conflito - as regiões de Donetsk e Lugansk, onde os enfrentamentos entre separatistas e as tropas pararam após a trégua acordada no último dia 9, Kushnir evitou responder.

No sábado, o Conselho de Segurança e Defesa Nacional tomou a decisão de convocar uma nova onda de mobilização militar que será dividida em três períodos: janeiro, abril e julho de 2015.

A Ucrânia teve que restabelecer o serviço militar obrigatório diante da escassez de voluntários interessados em entrar nas Forças Armadas para combater os experientes milicianos e os voluntários e mercenários vindos da Rússia.

Em meados de dezembro, o ministro da Defesa ucraniano, Stepan Poltorak, informou que sua pasta planeja mobilizar 40 mil recrutas e 10.500 contratados terceirizados.

Ucrânia x Rússia: compare o poder bélico dos dois países Ucrânia x Rússia: compare o poder bélico dos dois países

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade