Suposto autor de ataque que matou 29 é preso 16 anos depois
Prisão preventiva foi decretada nesta sexta-feira; suspeito pode ter sido integrante do IRA
O homem apontado como autor do ataque a bomba em Omagh, região da Irlanda do Norte, em 1998, que matou 29 pessoas, teve prisão a preventiva decretada nesta sexta-feira. O interrogatório ocorreu na Alta Corte da cidade de Dungannon, segundo informou o The Times.
O ataque de Omagh foi um dos piores realizados pelo Exército Republicano Irlandês, o IRA - grupo paramilitar católico que pretende separar a Irlanda do Norte do Reino Unido e reanexar-se à República da Irlanda, e que comete atos terroristas. A explosão aconteceu poucos meses depois de ter sido assinado um acordo de paz na Irlanda.
Seamus Daly, 43 anos, compareceu à Corte de Dungannon para responder a mais um interrogatório sobre a explosão da bomba há 16 anos, da qual ele é o principal suspeito.
Daly também responde por outros crimes, tais como uma tentativa de explosão em Lisburn, em abril de 1998, e pela explosão de bomba na Alta Corte de Belfast, depois de ser acusado por famílias de vítimas.
Na época, Daly foi condenado a pagar uma quantia de 1,6 milhão de libras (R$ 5,6 milhões aproximadamente) aos familiares das vítimas do ataque em Omagh – o que até hoje não aconteceu.
Seamus Daly foi preso preventivamente pela polícia da Irlanda do Norte na segunda-feira, enquanto acompanhava a esposa à maternidade para o nascimento de seu segundo filho.
Daly ainda está sendo investigado.